Promoção - MAIS



Toldos na Casa Cor São Paulo

09/07/2018

Arquitetos das mostras Casa Cor instalaram toldos em seus projetos. Inspire-se nos ambientes e descubra qual toldo é ideal para proteger sua casa. 

A Casa Cor São Paulo 2013 começou nos dias frios de maio e terminou dia, 21, no auge do inverno. Em uma cidade com tempo imprevisível, muitos arquitetos optaram por usar toldos nos ambientes. “Toldos resolvem problemas de fachada – dão um charme sem mexer muito. São como uma maquiagem que resolve insolação e problema de chuva”, enumera a arquiteta Selma Tammaro, uma entusiasta da proteção. Os toldos lhe permitiram instalar janelas de vidro do chão ao teto nos ambientes sociais do Chalé do Velejador, o seu espaço de 310 m² na mostra.
Toldos também ajudam a aumentar o espaço útil da casa nos dias de tempo agradável. E, por serem retráteis, protegem do sol durante o dia sem bloquear a visão das estrelas durante a noite. Como todas as proteções externas, os toldos tem melhor desempenho que persianas e películas aplicadas às janelas. Essas barreiras internas são incapazes de impedir que o calor atinja as esquadrias e seja transmitido à casa. “Elas contribuem principalmente para o conforto luminoso”, explica a arquiteta Luciana Pagnano, que fez mestrado sobre estratégias para conforto ambiental no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Navegue pela galeria para descobrir como os arquitetos das mostras Casa Cor São Paulo usaram toldos. Abaixo, nós esclarecemos as principais dúvidas sobre esse sistema de proteção – e contamos até quais são as situações em que não vale a pena usá-los.

Quando não usar toldos
No caso de construções em fase de projeto, vale a pena optar por soluções mais baratas e que exijam menos manutenção, como quebra-sóis, pérgolas, marquises ou até beirais mais longos, aconselha Luciana. “O toldo tem uma vida útil mais curta. Outra desvantagem é o custo elevado”, explica.
 
Onde instalar os toldos?
O caminho do sol varia durante o ano. Por isso, se você mora em uma região quente, observe a o desenho da luz verão e projete um toldo para protegê-la nessa época do ano. Uma dica: no Brasil, as fachadas que mais sofrem com o excesso de luz e calor são as de face oeste, noroeste e sudoeste, essa no alto verão. Se puder, consulte um arquiteto. Mas tome cuidado: por deficiências da formação, muitos profissionais não entendem de geometria solar e também precisam observar o caminho do sol em sua casa.

Evite os erros capitais!
Caso opte por um toldo vertical, não vede totalmente o cômodo. Instale a proteção em um ângulo inclinado ou crie espaços entre os toldos. “Sem ventilação, o ambiente vai ficar tão ou mais desconfortável do que se estivesse sem o toldo”, explica Luciana.  E telas microperfuradas não resolvem o problema. “Essas telas não conseguem uma ventilação capaz de trocar o ar do ambiente”, explica Luciana. 
Para combinar o toldo com o resto da casa, use o mesmo modelo em todos os ambientes. Caso a sua casa abrace um estilo mais moderno, evite toldos com enfeites e bandeirinhas. E prefira tons neutros, que combinam com a maioria das decorações. Parece óbvio, mas sempre é bom lembrar: não use toldos de tons escuros se sua casa fica em um lugar de clima quente. Você vai sofrer com o calor lá dentro. 

Qual tecido usar?
Selma indica o sunbrella, um tecido criado na década de 60 cujas fibras acrílicas são pigmentadas ainda durante o processo de fabricação.  O material não desbota com sol, chuva e o calor do solo. A garantia chega a 10 anos, segundo o site da fabricante. E o tecido não tem brilho, destoando menos da decoração. 
Outras opções são têxteis impermeáveis e com proteção contra raios solares. São exemplos os algodões à prova de sol, lonas e tecidos solares. Prefira exemplares sem coloração ou brancos, já que o sol os desbota. Os vinis estragam rápido e não têm uma aparência tão agradável. 

Como escolher e cuidar das ferragens?
Para criar um toldo mais leve e resistente, prefira a armação de alumínio com engrenagens e parafusos de aço inox.  “Não é um equipamento barato, mas se tiver todas essas características, é durável”, previne Selma. As engrenagens exigem lubrificação ou graxa. E o cuidado deve ser mais frequente nas regiões de praia, onde os toldos sofrem com partículas de areia levadas pelo vento.

Como comprar toldos?
A maiores fabricantes revendem os seus toldos e coberturas em lojas especializadas. Há também fabricantes locais, que produzem toldos em menor escala. Os produtos são feitos sob encomenda e sob medida. Quem não tem arquiteto geralmente pode contar com a assistência dos profissionais das lojas. Os preços, como os produtos, variam muito. Para dar um exemplo: um toldo pivotante com trama de poliéster e cobertura de PVC custa R$ 465 por m², segundo a fabricante.

Reportagem casa.com.br Por Nilbberth Silva 19 jan 2017, 13h57 - Publicado em 18 jul 2013, 19h06  






Cadastre-se e receba
nossa NEWSLETTER!

Lunni Mais © 2025 Todos os direitos reservados