Promoção - MAIS



Você está gastando muito com energia elétrica? Sua casa pode estar sem proteção ANDUDE! Hãããã????

20/07/2018

Já é sabido e de conhecimento de todos que a energia é essencial em nossas vidas, além do conforto tradicional mantem ligado equipamentos primordiais, que talvez justifique o custo elevado pelas companhias de energia elétrica.

Um grande inimigo do nosso bolso sempre foi o chuveiro, que na década de 2000 ganhou um novo aliado à altura, que são os condicionadores de ar, famosos e eficientes por deixarem a temperatura do ambiente agradável e aconchegante. Mas um dos problemas é que para atingir uma temperatura de 20 graus, deixando a temperatura do ambiente mais amena é funcionar na potência máxima pelo tempo necessário até conseguir atingir a temperatura escolhida, assim consumindo muita energia, gastando menos energia apenas quando chegar nos 20º graus, consumindo apenas o necessário.

Para entender melhor podemos comparar a um veículo estacionado que está parado pegando sol. Quando entramos nesse veículo a sensação de calor é muito alta, porque dentro formou uma bolsa de ar quente e que ao ligar o ar condicionado, mesmo no máximo, ficamos com a sensação que o ar não está dando conta, passando a impressão que o não está funcionando. Especialistas automotivos dizem que nessa situação, devemos baixar os vidros, ligar o ar condicionado no máximo, andar por alguns minutos e somente depois fechar os vidros, isso se faz necessário para trocar o ar, deixando o ar quente sair e o ar fresco entrar.

Mas deve estar se perguntando o que tem a ver isso com estar gastando muita energia elétrica?   
Importante relacionar porque é semelhante ao que ocorre na sua casa. Dependendo da posição solar que o Sol entra na sua casa pela janela, iluminando e levando vida também aos poucos vai aquecendo o ambiente e tudo que está lá dentro, seu PET inclusive. Tudo vai esquentando e assim sendo criado uma bolsa de ar quente, que quando você chega em casa, abre a porta e sente um calorão é porque naquele momento está ocorrendo a troca de ar quente com o ar fresco. A mesma dica do ar condicionado do carro funciona na sua casa, mas saiba que isso é paliativo, funciona como um remédio que você toma quando está com dor!  
Porque você tomaria remédio, sem sentir dor? Provavelmente não, né? Por isso, a proteção ANDUDE é fundamental para ter o melhor desempenho do ar condicionado, consumindo menos energia, isso quando você precisar ligar, em muitos casos, se bem utilizados não será necessário.

A palavra ANDUDE significa “ANTES, DURANTE e DEPOIS”. Quer dizer que sua casa precisa ser protegida do Sol antes de chegar, durante a troca de calor no vidro e depois quando entrar no seu lar, sendo assim com essa proteção, todo o controle solar será seu, você poderá controlar de acordo com suas reais necessidades. A proteção ANTES, DURANTE e DEPOIS são essenciais para redução da conta de energia, podendo chegar a 25% de economia na sua conta de luz no final do mês.

Mas para isso é necessário utilizar a proteção ANTES, podendo ser com MARQUISES, BRISES ou TOLDOS. As Marquises e as Brises devem ser projetadas no início da obra, havendo um estudo da posição solar, adequando o melhor tamanho, melhor direção, fixação atingindo a melhor eficiência. O TOLDO é muito utilizado quando a construção já está pronta, onde existe uma necessidade que não foi projetada, não importando agora o real motivo, seja em janelas, fechamento de varandas, coberturas. Na linha dos TOLDOS PREMIUM existem muitos modelos, tipos, tecidos, cores, cada um com suas características, confeccionando sob medida adaptando com as necessidades do local e das pessoas que lá habitam.  Conforme vamos estudando e nos aprofundando no assunto de toldos, vamos descobrindo vantagens que ele traz, como por exemplo restaurantes podem ganhar mais m2 em área útil, não precisando pagar mais impostos, já que ele é móvel e traz benefícios protegendo do sol e da chuva.

O toldo quando utilizado na janela faz a proteção dos raios solares ANTES de ter o contato com o vidro, evitando que aqueça o ambiente interno, não chegando dentro da sua casa, importante lembrar que o período mais crítico do sol é no horário das 10 às 16hs, sendo essa a principal proteção solar, chegando a ter uma diminuição de até 9º graus na temperatura interna. Mas mesmo com essa eficiência não o protege 100%, por isso o DURANTE e o DEPOIS são complementares.

O DURANTE é a troca do calor com o meio que é feita através do vidro, com o aquecimento de fora para dentro, tendo os raios bloqueados pelo toldo. Com o aumento do uso das fachadas envidraçadas ganhando em agilidade na construção e manutenção na limpeza foi necessário evoluir e atualmente já existem vidros que protegem em até 63% dos raios solares, através de tecnologia reflexiva, um tipo de película usada internamente nos vidros, bem como películas externas.

E o DEPOIS que sem dúvida nenhuma é a mais utilizada pelos designers de interiores e arquitetos especificadores, devido a proteção solar e a inclusão como objeto de decoração que de fato é. O único problema disso, é que geralmente a decoração vem antes da proteção nos projetos, onde a saúde humana deviria estar em primeiro lugar. Conversando com muitos especificadores sobre o assunto, nos foi levantada a questão financeira com o principal bloqueio e impeditivo de colocar um produto com tecnologia para proteção solar aliando a estética e funcionalidade, mas aí teremos assunto para muitas linhas e muitos minutos que podemos abordar em um segundo momento.

Um exemplo na prática de quanto eficiente pode ser a proteção solar com toldo é permanecer com as janelas abertas para circulação de ar mesmo durante o dia com sol, deixando de ligar o ar condicionado, pois a proteção está sendo feita antes da janela. Somente nessa atitude você já começa a economizar energia, mas isso é apenas 1 exemplo de mudança que precisamos ter para atingir nosso objetivo principal, que é a redução da energia elétrica em até 25%. ANDUDE é básico, mas é essencial para sua saúde e economia de energia!

Se você se identificou e gostaria de uma visita técnica na sua residência, na sua empresa entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atende-lo.
 
Lucas Bavaresco
Professor especialista em Proteção Solar
 





Últimas postagens




Cadastre-se e receba
nossa NEWSLETTER!

Lunni Mais © 2020 Todos os direitos reservados